Instituto Rotta
A Grife do seu Sorriso.®

ARTICULAÇÃO E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

03
Tratamentos

Antes de tudo, entenda a diferença entre ATM (Articulação Temporomandibular) e DTM (Disfunção Temporomandibular).

O que é ATM?

ATM ou Articulação Temporomandibular é a articulação que liga a mandíbula (osso móvel da cabeça) ao crânio. Considerada uma das mais complexas do corpo humano, ela é uma das responsáveis pela movimentação da mandíbula.

O que é DTM?

Qualquer problema nos músculos, ligamentos, discos e ossos que impeçam o bom funcionamento da ATM é chamado de DTM ou Disfunção Temporomandibular.

Na maioria das vezes, a DTM traz ao paciente desconforto muscular na região, dores faciais e cervicais, estalos, cefaleia, entre outros.

Qual o tratamento da Disfunção Temporomandibular?

Após um exame clínico e correto diagnóstico, existem procedimentos e técnicas que reduzem consideravelmente os sintomas.

Medicamentos e Compressa


A aplicação de compressa quente na região ou o uso de relaxante muscular, aspirina e outros analgésicos podem eliminar um pouco da dor e diminuir os espasmos. Os medicamentos agirão na consequência do problema e não na causa da disfunção. IMPORTANTE: nunca se automedique. Busque sempre orientação e ajuda profissional para seu caso.

Aparelhos Intrabucais


São dispositivos utilizados dentro da boca, que a partir de ativações e ajustes realizados pelo profissional diminuem ou até mesmo elimina sintomas causados pela DTM.

Tratamento Multidisciplinar


Com acompanhamento do dentista e de um Fisioterapeuta especializado em DTM, o paciente pode praticar exercícios e técnicas para solucionar sintomas da disfunção ou até mesmo a causa da mesma.

Cirurgia


Procedimento realizado raramente, quando nenhum dos tratamentos se mostra eficaz, é feita uma avaliação para indicação de cirurgia.

Tem interesse no tratamento?

agende

uma

avaliação