Instituto Rotta
A Grife do seu Sorriso.®

Cirurgia

03
Tratamentos

O que são Cirurgias Odontológicas?

São procedimentos realizados em consultório ou em ambiente hospitalar e que contemplam todas as intervenções manuais ou auxiliadas por instrumentos para tratamento de doenças, problemas ou traumatismos na face e seus tecidos.

Objetivos das Cirurgias Odontológicas

As cirurgias odontológicas permitem a remoção de tecidos comprometidos por traumas, doenças ou por indicação ortodôntica. Os objetivos principais visam antes de tudo a Saúde e o Bem-Estar do paciente. Outras técnicas cirúrgicas como reposição de tecidos, enxertos gengivais ou ósseos servem para preparar o paciente para tratamentos de reabilitação posteriores.

Tipos de Cirurgias Odontológicas

Entre as principais cirurgias realizadas nos consultórios, temos:

Cirurgia Oral Menor


Remoção de terceiros molares (dentes do siso) ou dentes comprometidos, granulomas, cistos, tumores, excesso de tecido gengival ou ósseos, tracionamento dental, dentre outras.

Traumatologia


Ação que visa reduzir e estabilizar fraturas dos dentes e ossos da face.

Implantodontia


Ação para instalação de suportes de titânio para repor raízes dentais perdidas.

Enxerto


Procedimento que visa repor e/ou complementar tecidos moles, gengivais ou ósseos perdidos. Muitas vezes realizado como etapa prévia de outros tratamentos.

Ortognática


Planejada e executada para reposicionamento da relação maxila-mandíbula. Visa corrigir discrepâncias estético faciais e funcionais, em muitos casos, função articular (ATM = articulação temporomandibular).

Cirurgias e Tratamentos Relacionados

Extração Dental


Remoção de dentes comprometidos, fraturados, sisos, raízes residuais, dentes ectópicos (posição errada).

Apicectomia


Tratamento de lesões no ápice das raízes dentais com remoção do ápice da raiz do dente relacionado.

Gengivectomia


Remoção de tecido gengival.

Gengivoplastia


Procedimento plástico no tecido gengival.

Bichectomia

O que é Bichectomia?


Bichectomia é o procedimento de retirada parcial da Bola de Bichat. É um tecido adiposo (gordura) presente na parte interna das bochechas. Com sua remoção as bochechas tendem a ficar menores, resultando num rosto mais fino e alongado.

Apesar de ser um tecido adiposo, a Bola de Bichat não diminui de tamanho se a pessoa perder peso, ou seja, não respondem ao emagrecimento.

Para quem é indicada a Cirurgia de Bichectomia?


Para indicar a Bichectomia, devemos fazer uma avaliação clínica associada a uma avaliação radiográfica. Com algumas fotos podemos avaliar se pode haver uma grande ou uma pequena diferença na remoção da Bola de Bichat.

Tem interesse no tratamento?

agende

uma

avaliação