Instituto Rotta
A Grife do seu Sorriso.®

Fisioterapia

03
Tratamentos

As Cirurgias Bucomaxilofaciais agem diretamente nos músculos, nos ossos do crânio e em suas articulações móveis e não-móveis e seus resultados influenciam nas funções respiratórias, musculares e articulares . Por isso, a presença de um fisioterapeuta especializado acompanhando o tratamento pode ajudar e muito nas fases pré e pós-operatória.

 

O objetivo é reestabelecer a função das estruturas envolvidas (pele, tecido subcutâneo, fáscia, músculo, nervo e articulação) tanto no pós imediato quanto nos tardios. Isso pode contribuir para uma evolução favorável do processo de reparação tecidual, otimizando os resultados e minimizando as intercorrências. Geralmente por meio de TERAPIA MANUAL, CINESIOTERAPIA, ELETROTERMOFOTOTERAPIA e DRENAGEM LINFÁTICA

Fisioterapia Pré e Pós-Cirurgias Bucomaxilofaciais


Na fase pré-operatória, a presença do Fisioterapeuta junto à equipe de dentistas permite uma avaliação minuciosa e completa sobre função respiratória, função da articulação temporomandibular, sensibilidade orofacial e possíveis fatores de risco.

Já no pós-operatório, além de avaliação respiratória detalhada, o fisioterapeuta pode trabalhar no controle de edema; nas alterações de sensibilidade; na diminuição da amplitude de movimento mandibular; na recuperação da força da musculatura orofacial e/ou cervical; mialgias e/ou artralgias e retrações miofasciais.

Fisioterapia no Tratamento de Dores na ATM


Com o objetivo de restaurar ou manter a função da Articulação Temporomandibular, o Fisioterapeuta pode atuar num caso de DTM em parceria com o dentista. Durante o tratamento, o profissional de fisioterapia pode utilizar a Terapia Manual para melhorar a harmonia articular e neuromuscular do sistema crânio-cervico-mandibular.

Essa atuação multidisciplinar é capaz de reduzir e – em alguns casos – até eliminar as dores causadas pela Disfunção Temporomandibular.

 

A Terapia Manual é indicada para quem apresenta:

  • Dificuldade de abrir a boca ou movimentar lateralmente a mandíbula;
  • Desconforto ao mastigar;
  • Dor ou desconforto na região dos ombros, cervical ou cabeça;
  • Dor ou desconforto nos músculos da face;
  • Ruídos na ATM.

Com um Fisioterapeuta em nossa equipe, a reabilitação nestes casos fica ainda mais confortável ao paciente.

Tem interesse no tratamento?

agende

uma

avaliação